Eu tive uma serralheria há 15 anos atrás e dei muita cabeçada por não conhecer uma pessoa experiente que pudesse me ajudar…
O fim dessa história a maioria dos meus amigos e alunos sabe (se você não souber, detalhadamente, depois te conto), tive que encerrar a minha empresa e fiquei apenas com o dinheiro no bolso para pagar as contas da família por mais 1 mês!
As minhas maiores dificuldades eram:
– Conseguir bons funcionários;
– Medo de mandar embora funcionários “estrelas”;
– Eu tinha que fazer as coisas para que saíssem direito;
– Tinha que ficar em cima para a coisa andar;
– Parecia que estava perdendo o controle do negócio;
– Sabia que podia aumentar a minha produtividade, mas não conseguia;
– Esgotamento físico, mental e emocional.
Foi nessa ocasião que resolvi virar a chave da minha vida, me reorganizar para ajudar a mim mesmo e também a outros empresários. Foi aí que busquei conhecimentos sobre gestão empresarial, área que não era meu forte, para encontrar métodos práticos para montar um negócio sólido pra mim.
A partir daí, desde a minha graduação até o mestrado minhas teses tem sido todas com ênfase na melhoria de produtividade, gestão dos custos, marketing e planejamento estratégico das indústrias de esquadrias, serralherias e vidraçarias.
Por que está contando essa história pra mim, professor?
Porque quero deixar claro que já vivenciei na prática e na teoria todas essas dificuldades que você talvez tenha na sua empresa, como:
– Falta de organização e definição de processos;
– Muitas idas nas obras, até concluir;
– Retrabalhos que surgem até a entrega da obra;
– Mudança de projetos no meio da obra;
– Não saber a capacidade da produção de acordo com o espaço;
– Dificuldade em organizar os processos do orçamento ao pós venda;
E muito mais coisas que juntas não caberiam nessa página.