É realmente possível ter lucro cobrando por metro quadrado, multiplicando por 2 ou acrescentando 150% nos custos dos materiais?
Se você fizer essa pergunta aos seus concorrentes, eles vão dizer que sim. Mas o que observamos no mercado são empresas endividadas e fechando as “portas” porque não veem lucro no final do mês, devem ao governo, aos fornecedores, não pagam os funcionários e não tem nenhuma reserva emergencial.
Por outro lado, existem empresas que apresentam bons resultados, crescem sem problemas financeiros e ganham dinheiro. Sabe qual é o segredo dessas empresas? Elas precificam corretamente uma obra levando em conta esses 6 principais itens:
1. Custos com matéria-prima
2. Custos com logíticas
3. Custos com mão de obra
4. Despesas fixas
5. Custos de comercialização
6. Margem de lucro
A verdade é que para você conseguir lucros satisfatórios é preciso utilizar uma metodologia de precificação testada e que funciona nas empresas do seu setor.
Prof. MSc. Alexandre Araujo
É fundador do Canal do Serralheiro. É serralheiro por profissão e consultor por formação com mais de 35 anos de experiência no mercado de serralheria. É graduado em Propaganda e Marketing com MBA em Estratégia e Competitividade e mestrado em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Obteve certificação na Espanha de especialista em Esquadrias com Sistema de Câmara Europeia. É professor de Esquadrias de Alumínio, Fachadas Pele de Vidro e ACM e Portas Revestidas em ACM.
Ajudou centenas de empresários a organizarem os seus negócios para que pudessem trabalhar menos e gerenciar mais com foco no aumento da lucratividade. Nos últimos anos lecionou em Universidade, no SEBRAE, realizou vários cursos e eventos, onde transformou pessoas comuns em profissionais diferenciados com conhecimentos acima da média do mercado. Autor de livros e artigos publicados em periódicos e revistas dos segmentos de esquadrias e vidros.